Sobre o batismo

Vejamos algumas passagens sobre o batismo


Este é um pequeno estudo que tem como finalidade esclarecer algumas dúvidas sobre o batismo cristão, a Comunidade Com Cristo não ministra curso de batismo, ao analisar que, em nenhum momento da palavra do Senhor esta prática foi adotada, porém estamos sempre dispostos para exclarecer qualquer dúvida.

"Mateus 3:11-17 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Aquele momento aparece João

"Marcos 1:4 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

"Atos 13:24 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.

"Atos 19:4 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

Nesse momento o que deixamos muito claro que não estamos aqui para condenar ou julgar atitudes passadas mas para fazer cumprir a palavra de Deus que nos ensina através de Jesus.

"Mateus 28:18-20 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

"Marcos 16:15-16 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Nicodemos já era da sinagoga e não sabia do batismo vivia um velho homem precisou nascer de novo.

"João 3:1-7 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.   Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.   Disse-lhe Nicodemos:  Como pode um homem nascer, sendo velho?   Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu:   Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

Nesse momento nos faz lembrar Jesus quando morto na cruz desceu a sepultura. · Assim nos no momento do batismo quando descermos as águas estaremos morrendo para o mundo mas nascendo para Cristo uma nova vida como esta escrito.

"Romanos 6:1-4 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  Que diremos pois? .  Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum.   Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?   Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?   De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

"Efésios 4:5 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  Um só Senhor, uma só fé, um só batismo

"Colossenses 2:12 - Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel"  Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

Profissão de fé antes do batismo.

Os irmãos confessam que são pecadores e estão arrependidos de seus pecados, e crêem que Jesus cristo é o único e suficiente salvador e estão dispostos a servi-lo de acordo com a palavra de Deus, os irmãos desejam ser batizados em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo de Deus