Como medir distâncias no Google Maps para Android e iPhone

Google Maps para celular foi atualizado recentemente com um recurso que permite calcular distâncias entre vários pontos no mapa. A nova ferramenta é útil para medir o trecho entre pontos aleatórios, especialmente em locais em que não há ruas, como em parques ou em áreas rurais. A funcionalidade, até então, estava disponível apenas na versão do serviço para PC.

Confira, no tutorial a seguir, como usar o Google Maps para calcular distâncias pelo smartphone. O passo a passo é exatamente o mesmo no iPhone (iOS) e no Android. Entretanto, é necessário estar com a última versão do aplicativo instalada para ter acesso à novidade. Veja como atualizar apps do seu celular.

Google Maps: como usar a função de perguntas e respostas sobre locais

Passo 1. Toque sobre o ponto inicial e mantenha o dedo pressionado por alguns instantes. Em seguida, clique em "Alfinete inserido" e deslize para cima.

Passo 01

Passo 2. No menu que aparece, toque em "Medir distância". Agora, basta centralizar o ponto que você quer adicionar e tocar no "+", no canto inferior direito da tela. Você pode fazer isso aleatoriamente, sem precisar seguir o trajeto de uma rua ou estrada. Note que a distância é calculada em tempo real, no canto inferior esquerdo.

Passo 02

Passo 3. Se você adicionou um ponto no lugar errado, use a seta localizada no canto superior direito da tela para desfazer. Caso queira remover todos os pontos, toque sobre o botão "..." e vá em "Limpar".

Passo 03

Pronto! Aproveite as dicas para calcular distâncias entre pontos usando o Google Maps no celular.