Tudo depende de você

Paulo tinha algumas dificuldades em anunciar a Cristo, visto que Cristo vinha de Jerusalém, e Roma era a cidade conquistadora que inclusive tinha domínio sobre Jerusalém e os cristãos não eram pessoas da alta sociedade romana, mas sim muitos escravos e pessoas sem nenhuma expressão e Roma era a cidade de filósofos poderio militar, mas era uma cidade fraca no conhecimento das coisas de Deus.

Mas a grande diferença é que Paulo trazia consigo algo que mudou a sua vida, a fé

"Romanos 1:16-22 - Bíblia King James Atualizada"  Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. A ira de Deus contra os sem fé. Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça humana, pois o que de Deus se pode conhecer é evidente entre eles, porque o próprio Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado, de maneira que tais pessoas são indesculpáveis; porquanto, mesmo havendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças; ao contrário, seus pensamentos passaram a ser levianos, imprudentes, e o coração insensato deles tornou-se em trevas. E, proclamando-se a si mesmos como sábios, perderam completamente o bom senso.


Pois havia aprendido o evangelho do próprio Jesus e feito apostolo pelo próprio Cristo e isso que queria ensinar, pois ele próprio aprendeu a viver pela fé e agora anuncia essa transformação. No versículo 18 deixa claro que a troca de valores deixava Deus descontente, quando o homem troca a verdade pela injustiça.

Nos dias de hoje não é diferente o sentimento de Deus quando o homem erra já sabendo o que esta fazendo, Deus desde o inicio deixou claro seus atributos.

Atríbutos que descrevem Deus


  1. Espiritualidade
  2. Invisibilidade
  3. Consciência (ou Onisciência)
  4. Sabedoria
  5. Veracidade
  6. Bondade
  7. Amor
  8. Misericórdia (Graça, Paciência)
  9. Santidade
  10. Paz (ou Ordem)
  11. Retidão (ou Justiça)
  12. Zelo
  13. Ira (significa que Deus odeia o pecado)
  14. Vontade
  15. Liberdade
  16. Onipotência (ou Poder, e Soberania)
  17. Perfeição
  18. Bem Aventuranças
  19. Beleza
  20. Glória

Como Deus deixou isso claro seus atributos o papel do homem seria apenas copia-los e fazer, por isso que Paulo fala no final do versículo 20

"Romanos 1:20 - Bíblia King James Atualizada"  Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado, de maneira que tais pessoas são indesculpáveis;


Que são indesculpáveis pois Deus já demonstrou tudo desde o principio e quem ainda faz errado faz por que o Evangelho não foi aceito, pois o aceitar o Evangelho quer dizer fazer como Cristo fez, por isso Paulo fala que não se envergonha no versículo 21

"Romanos 1:21 - Bíblia King James Atualizada"  porquanto, mesmo havendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças; ao contrário, seus pensamentos passaram a ser levianos, imprudentes, e o coração insensato deles tornou-se em trevas.


A Palavra de Deus no orienta a tomarmos cuidado com nossos sentimentos.

"Jeremias 17:9 - Bíblia King James Atualizada"  Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?


Aqui se trata do coração sem Deus nesse momento como esta o nosso coração? Segundo o homem ou segundo a Deus?

A nossa vivencia não esta baseada em coisas comuns mas sim na fé.

"Habacuque - Bíblia King James Atualizada"  Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela sua fé.


"Gálatas 3:11 - Bíblia King James Atualizada"  É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”.


"Romanos 1:17 - Bíblia King James Atualizada"  visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.


"Hebreus 10:38 - Bíblia King James Atualizada"  Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele”.


A nossa vida vai depender muito disso...